O livro trata de uma história
prática ocorrida na empresa HCL Technologies uma empresa indiana que por volta
de 2005 contava com 30 mil empregados operando em 18 países e com uma receita
anual de aproximadamente 700 milhões de dólares. Apesar desses números
impressionantes, a empresa passava por dificuldades, principalmente por estar
perdendo mercado e o reconhecimento de uma empresa que estava há quase 30 anos
no mercado, sendo uma pioneira do setor de TI indiano.
Hoje a empresa conta com 55 mil
funcionários e uma receita de R$ 2,5 bilhões. Mas, o que levou a empresa e este
enorme contingente a vencer os desafios e a superar seus próprios limites
conquistando margens ainda maiores de crescimento e desempenho, a ponto de
virar referência mundial comentada nos principais periódicos especializados em
inovação na gestão? Basicamente, isso foi obtido a partir da decisão conjunta
de todos em mudar.
Crie uma sinapse com este tema lendo o artigo: O Futuro da Conectividade Global
A VISÃO DO LÍDER
O CEO responsável por conduzir
essa profunda mudança, Vineet Nayar considera que “qualquer jornada de
transformação exige inovação no que
você faz e em como faz. O mundo
empresarial se concentra principalmente no que
da estratégia – novos produtos, novas propostas, novos mercados – e presta
muito menos atenção em como uma
empresa gerencia suas equipes e departamentos. Em nossa experiência, a
diferença no como é a melhor
oportunidade para motivar a transformação e o crescimento acelerado. O autor
comenta no livro os dois tópicos dessa abordagem, mas se concentra muito mais
no como.
PRIMEIRO OS COLABORADORES, DEPOIS OS CLIENTES
A abordagem do como foi chamada de Primeiro os colaboradores, depois os clientes, ou PCDC. A visão
convencional, é claro, diz que as empresas sempre devem colocar o cliente em primeiro lugar. Todavia, em
qualquer prestadora de serviços, o valor real é criado na interface entre o
cliente e o empregado. Então, colocando seus colaboradores em primeiro lugar,
você pode fazer uma mudança fundamental na maneira como a empresa cria e
entrega valor singular para seus clientes e se diferencia da concorrência.
Desse modo, quando uma empresa coloca seus empregados em primeiro lugar, o
cliente na verdade vem primeiro e ganha o maior benefício, mas de um modo muito
mais transformador do que pelos programas tradicionais de “atendimento ao
cliente” e coisas do gênero.
Crie uma sinapse com este tópico assistindo o vídeo O Segredo da Liderança Eficaz
O PROCESSO
PCDC
envolve diversas práticas e ações específicas e um modelo de implementação que
pode gerar resultados extraordinários. Também é uma “jornada reflexiva”, que
está em constante evolução, com novas ideias e iniciativas tomando forma ao
longo do caminho.
Os
estágios principais do PCDC são:
-
Olhar no espelho
-
Criar confiança pela transparência
-
Inverter a pirâmide organizacional
-
Transferir a responsabilidade pela mudança para todos
A
PCDC deve ser vista como um ciclo de atividades, uma jornada que recomeça
muitas vezes.
Crie uma sinapse com este tema assistindo ao vídeo sobre o poder das mudanças e da criatividade
Artigo com base no livro: PRIMEIRO OS COLABORADORES DEPOIS OS CLIENTES. Virando a Gestão de Cabeça para baixo. Autor: Vineet Nayar – CEO da HCL Technologies. Prefácio de C.K. Prahalad. Editora Bookman. 211 pg. 2011. Porto Alegre.http://futurodoplaneta.blogspot.com/b/post-preview?token=Ite8VjIBAAA.uJWQ859boiDmQ4JEgatuYw.3acFEXkMBMhMxD6vdgmSRQ&postId=7667357684851596006&type=POST
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