sábado, 10 de setembro de 2011

PRIMEIRO OS COLABORADORES, DEPOIS OS CLIENTES

DE QUE TRATA O LIVRO

O livro trata de uma história prática ocorrida na empresa HCL Technologies uma empresa indiana que por volta de 2005 contava com 30 mil empregados operando em 18 países e com uma receita anual de aproximadamente 700 milhões de dólares. Apesar desses números impressionantes, a empresa passava por dificuldades, principalmente por estar perdendo mercado e o reconhecimento de uma empresa que estava há quase 30 anos no mercado, sendo uma pioneira do setor de TI indiano.
Hoje a empresa conta com 55 mil funcionários e uma receita de R$ 2,5 bilhões. Mas, o que levou a empresa e este enorme contingente a vencer os desafios e a superar seus próprios limites conquistando margens ainda maiores de crescimento e desempenho, a ponto de virar referência mundial comentada nos principais periódicos especializados em inovação na gestão? Basicamente, isso foi obtido a partir da decisão conjunta de todos em mudar.
Crie uma sinapse com este tema lendo o artigo: O Futuro da Conectividade Global

A VISÃO DO LÍDER

O CEO responsável por conduzir essa profunda mudança, Vineet Nayar considera que “qualquer jornada de transformação exige inovação no que você faz e em como faz. O mundo empresarial se concentra principalmente no que da estratégia – novos produtos, novas propostas, novos mercados – e presta muito menos atenção em como uma empresa gerencia suas equipes e departamentos. Em nossa experiência, a diferença no como é a melhor oportunidade para motivar a transformação e o crescimento acelerado. O autor comenta no livro os dois tópicos dessa abordagem, mas se concentra muito mais no como. 

PRIMEIRO OS COLABORADORES, DEPOIS OS CLIENTES

A abordagem do como  foi chamada de Primeiro os colaboradores, depois os clientes, ou PCDC. A visão convencional, é claro, diz que as empresas sempre devem colocar o cliente em primeiro lugar. Todavia, em qualquer prestadora de serviços, o valor real é criado na interface entre o cliente e o empregado. Então, colocando seus colaboradores em primeiro lugar, você pode fazer uma mudança fundamental na maneira como a empresa cria e entrega valor singular para seus clientes e se diferencia da concorrência. Desse modo, quando uma empresa coloca seus empregados em primeiro lugar, o cliente na verdade vem primeiro e ganha o maior benefício, mas de um modo muito mais transformador do que pelos programas tradicionais de “atendimento ao cliente” e coisas do gênero.
Crie uma sinapse com este tópico assistindo o vídeo O Segredo da Liderança Eficaz

O PROCESSO

PCDC envolve diversas práticas e ações específicas e um modelo de implementação que pode gerar resultados extraordinários. Também é uma “jornada reflexiva”, que está em constante evolução, com novas ideias e iniciativas tomando forma ao longo do caminho.
            Os estágios principais do PCDC são:
            - Olhar no espelho
            - Criar confiança pela transparência
            - Inverter a pirâmide organizacional
            - Transferir a responsabilidade pela mudança para todos
            A PCDC deve ser vista como um ciclo de atividades, uma jornada que recomeça muitas vezes. 
Crie uma sinapse com este tema assistindo ao vídeo sobre o poder das mudanças e da criatividade

Artigo com base no livro: PRIMEIRO OS COLABORADORES DEPOIS OS CLIENTES. Virando a Gestão de Cabeça para baixo. Autor: Vineet Nayar – CEO da HCL Technologies. Prefácio de C.K. Prahalad. Editora Bookman. 211 pg. 2011. Porto Alegre.http://futurodoplaneta.blogspot.com/b/post-preview?token=Ite8VjIBAAA.uJWQ859boiDmQ4JEgatuYw.3acFEXkMBMhMxD6vdgmSRQ&postId=7667357684851596006&type=POST

Nenhum comentário: