terça-feira, 17 de abril de 2007

Filmes que valem a pena...

The Corporation

Fatos polêmicos, revelações, previsões para as grandes corporações e os efeitos sobre a população mundial. Estrelando 7 CEOs, 3 vice-presidentes, 2 informantes, 1 corretor e 1 espião. Com Michael Moore, Naomi Klein e Milton Friedman.

"A corporação" é uma espécie de filme-documentário que merece ser assistido mais de uma vez, diante das tantas reflexões que acaba suscitando. É bastante dinâmico, com um volume significativo de informações e não há como ficar indiferente com as situações apresentadas. O tema é amplo, justamente porque a proposta e a abordagem do filme vão além do não-convencional, já que no cotidiano não se questiona essa "realidade" já aceita tacitamente.
O que o filme faz com maestria é demonstrar que existem facetas que precisam ser vistas, aceitas e analisadas. Entre críticas, revelações e alguns desmascaramentos, o filme mostra o "lado podre" das corporações e seus efeitos nocivos na qualidade de vida das pessoas, nas sociedades e no meio-ambiente. Muitos não gostaram e não gostarão do filme, mas acredito que a resposta para essa "inquietação" que o filme causa é justamente por não quererem ver, tocar ou cheirar a "poluição" e a "sujeira" corporativa que sempre existiu tão debaixo dos nossos narizes...
No meu entendimento, a grande lição que o filme suscita é a de que precisamos, com urgência, discutir e refletir mais sobre nossa realidade, rever nossas estruturas organizacionais e os modelos econômicos e políticos da nossa sociedade.

8 comentários:

Anônimo disse...

Viva!!!! Finalmente o blog foi inaugurado!!! hehe
Adorei o texto e a dica, não assisti o filme, mas fiquei curiosa. Bjs a todos!

Anônimo disse...

Não assiti ainda ao filme, mas gostei da parte que voce fala em discutir nossa realidade, rever nossas prioridades como pessoa e na sociedade.

Parabéns pelo início do blog, o inicio sempre é mais difícil.

Jeferson Ricardo disse...

Valeu Simone e Cadu...Além de postar textos ou artigos no blog é importante que também possamos "compartilhar" e conversar abertamente sobre esses e outros assuntos, pois, no meu entendimento esse foi o motivo principal da criação desse blog. Nao simplesmente cada um expor a sua idéia, mas nos aprofundarmos de maneira proveitosa e porque não dizer de maneira leve e divertida? Pretendo trazer outros "filmes" para apimentar nossa participação. Importante sempre estarmos ligados naqueles mais ausentes e trazermos de novo pra roda das "abobrinhas", "viagens filosóficas" e "devaneios ambientais"...haha
Chutem o balde, superem o "receio" da opinião adequada ou mais correta e "postem" suas idéias...afinal, como disse a Simone: "o blog é nosso!"...e nisso eu entendi...nosso...de todos que estão naquela esfera azulzinha linda rodopiando numa velocidade impressionante pelo espaço mais que infinito!

mazo disse...

Boa sorte a todos vocês, a idéia do blog é bem legal.
E o filme parece ser bem interessante.

Anônimo disse...

oie pessoal !!!
saudades de vcs..
como estão ???
Hum quero ver este filme parece muito interessante....
bjus to all

Alessandra Flores disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alessandra Flores disse...

Um Oi pra todo mundo!
Quero compartilhar com vcs o meu "pós-filme" (The Corporation)..
Já de cara, fiquei abismada.. (nem era pra tanto, já que no fundo eu desconfiava que por trás era assim mesmo que acontecia).. Mas Bah!, lidar com isso no mental é uma coisa e ver a coisa escancarada num documentário é muito pior! É como se 'oficializassem' abertamente: É, gente, infelizmente, a coisa tá preta!..
Na metade do documentário, o desconforto ficou medonho, não só pela tristeza de comprovar que o mundo estava assim, mas perceber que as pessoas, ou não percebiam o abuso, ou achavam que ele era até 'normal' (como a rã sendo cozida em banho maria). No pós-filme, olhei pra minha vida e me senti meio inútil, me senti uma formiga, uma andorinha que não faz verão, uma maria ninguém explorada por essa realidade tão ambiciosa, sem saber o que fazer pra mudar isso.. como colaborar? que atitude tomar? estar consciente e só? e aí?
O que me anima é ver que muitas formigas estão se unindo pelo mundo afora! É isso aí!! uhuuu!!
E agora, diferente de antigamente, parece que os grupos estão fazendo a difença de verdade!
E realmente é urgente, por exemplo, a conscientização de que a Responsabilidade Socioambiental é responsabilidade de cada terráqueo aqui instalado, afinal vivemos em sociedade, somos interdepentes e temos nossa parcela de 'culpa' na (des)ordem da "casa" e na (des)harmonia entre os condôminos. Penso que a NOSSA poluição é, não só física (que é o reflexo), mas energética, alimentada/alimentando pequenas e grandes guerras. Que triste ver que nossa casa virou "casa da mãe Joana"! Mas que bom que ainda dá tempo de tentar botar ordem na casa enquanto ela ainda está de pé, não é mesmo?! Bora lá!

Janete Passos disse...

Oi Simone e demais amigos!
Parabéns pelo Blog. Que tenha vida longa e seja mais um canal de comunicação em prol da vida.
Simone, o prazo do convite se esgotou. Aguardo um novo.
Abraços.
Janete